Acessibilidade:

TRIBUNA / SELSO KIRCH – PDT

Inicialmente, quero cumprimentar o presidente da mesa, os demais vereadores da mesa diretora, nossa assessora Carmen, os demais colegas vereadores, o Jaie, na assistência; quero saudar a presença da minha esposa Cleidir e, em nome dela, saudar todos os professores aqui presentes. Então, se sinta cumprimentado e que estejam bem à vontade aqui dentro dessa noite. Eu, em poucos minutos, só quero falar de um projeto que entrou no 125, que diz respeito a ajuizar as execuções no fórum, que significa as pessoas que não pagaram, que estão em dívida ativa com o nosso município e hoje nós temos bastante pessoas que estão com esse problema e, enfim, a gente está criando um problema até para o fórum, que é muita ajuização e aí entra um projeto que até o X valor o prefeito não vai mais fazer um ajuizamento no fórum e sim tentar resolver com as pessoas.
Isso não quer dizer que aquelas pessoas vão ficar isentas de pagar a conta da prefeitura que o prefeito não pode abrir mão da receita. Só que vários outros municípios já têm esse projeto. Eu acho que esse projeto também vai ser analisado nessa casa; não sei se vai ser votado nesta noite, que a gente sabe que isso é um grande problema para o município. Custos vão aumentando para quem deve e arrumando serviço para o fórum e, a cada cinco anos, se a conta não for paga, o prefeito tem que voltar a fazer um novo trabalho para tentar cobrar.
Então, assim, nesse projeto a gente vai ter que analisá-lo bem também para depois ver o que que realmente vai ser o melhor e, de uma forma, de repente, numa comissão, resolver esses problemas junto às pessoas que estão em dívida com o nosso município. Nós temos na noite de hoje uma moção de aplausos ao Colégio Ireno, mas eu quero deixar meus aplausos aqui principalmente às diretoras que já passaram por esse colégio; daí eu cito o nome aqui da Viviane, da Marciani, da Simoni e da atual Daniela. Eu acho que essas realmente, junto com as demais professoras que estão aqui, que já passaram, elas são merecedoras de aplausos, porque hoje eu vejo que é muito difícil educar da forma que hoje são as leis, como a professora não pode nem sequer alterar a voz com o aluno, que na minha época não era assim.
Na minha época tinha castigo, a gente tinha que estender a mão e as pessoas te botavam de castigo, batiam na mão, te botavam ajoelhado lá no cantinho. E hoje, infelizmente, as professoras não têm voz, do meu ponto de vista, nos colégios. É desafiador para as professoras.
Então, os meus aplausos são para vocês.
A Ireno é uma instituição, mas realmente as pessoas que já passaram nesse colégio são merecedoras do meu aplauso.
Muito obrigado.
Acompanhe a fala do vereador:
Pular para o conteúdo