A vereadora Clair Bernardete Sell Konrad, vereadora da bancada do Partido Progressista – PP, iniciou sua fala com saudação ao presidente da mesa, demais colegas, colegas do plenário, quem nos assiste aqui na plateia, o assessor da deputada e de todos que nos assistem em casa pelas redes sociais. Primeiro, eu queria começar a minha fala agradecendo à Administração Municipal por ter aceitado a minha indicação e ter feito a operação tapa-buraco na frente da Emei Vó Olga.
Tinha muitos buracos perto do acostamento e uns até com bastante profundidade, que dificultavam muito a gente tirar as crianças do carro na hora de embarcar e desembarcar. Como as crianças estão nas cadeirinhas, então ficava muito difícil.
E essa operação facilitou muito a vida dos pais dessas crianças.
Ainda fiz outras indicações nessa casa, muito importantes, principalmente na questão de saúde e segurança, como a do Instituto Lado a Lado, para nós trazer a equoterapia aqui para o município, que ia ajudar muito as nossas crianças que têm problema de autismo, deficiências e também a indicação da pintura das faixas de segurança na frente das escolas e principalmente nas esquinas. E o toldo na frente do ginásio da Ireno, que também é uma questão de saúde e ia ajudar muito as pessoas que usam esse ginásio e as crianças nos dias de chuva, bem complicado.
Também queria usar esse espaço para agradecer o apoio da família, da comunidade em relação à minha indicação, que foi a votação semana passada.
Ao contrário do que os vereadores estão dizendo, eu visitei os familiares e falei da situação, dos votos contrários e que tinha a possibilidade de alguns conhecerem a história da Lora e manifestarem o seu voto. E eles me disseram que eles queriam vir assistir e olhar realmente quem ia votar a favor ou contra.
Respeito sempre, em primeiro lugar, todos, a opinião de todos.
Eu fiz a minha parte de trazer o projeto, de levar a comissão, de colocar todo o trabalho respeitoso que a Lora fez, sendo destaque nacional. Sabemos quanto é difícil uma mulher, nos dias de hoje, conseguir mostrar o seu trabalho, conseguir o respeito.
A gente sabe quanto é difícil.
E fiz o meu trabalho com muito afinco e muito respeito, inclusive aos meus colegas. Também quero me manifestar sobre a votação; deveria ter sido considerado apenas o projeto em si, de votar sim ou não e tranquilo.
Respeito a opinião, conversei com os familiares que manifestaram apoio, dizendo que não ficaram felizes, assim como eu fiquei muito triste pela votação, pela pessoa que a Lora era, mas aceito o resultado, porque acredito que estamos aqui para representar, para fazer o nosso trabalho e expor as nossas ideias. Se eu vou desistir no primeiro que eu recebo um não, eu não estaria aqui, porque eu aprendi a lutar, a defender aquilo que eu acredito, aquilo que eu acho justo.
E eu acho muito justa a homenagem da Lora por tudo que ela fez por muitas pessoas nessa comunidade.
E não são as pessoas de agora, que talvez não lembrem tanto da Lora e do trabalho que ela fez pela comunidade, mas pergunte os familiares de muitas pessoas, os mais antigos. Por isso que eu decidi botar o projeto em votação, que cada um teria o direito de manifestar a sua opinião. Acredito que não foi nenhum constrangimento para a família, porque a história da Lora é uma história vitoriosa e de muito sucesso.
Queria parabenizar os servidores públicos do nosso município pelo dia de ontem. O trabalho realizado por eles diariamente é que dá suporte ao nosso município para que ele continue se desenvolvendo e sendo essa referência em todos os setores. Principalmente os da saúde, que a gente viu hoje os dados dos atendimentos, de quantos atendimentos são feitos.
E acredito que eles sempre fazem com muito afinco e respeito.
E isso é muito importante para o desenvolvimento do município.
Para finalizar, gostaria de falar sobre o Outubro Rosa, que está se encerrando hoje.
Esse mês a saúde teve muito trabalho, campanhas na prevenção do câncer, levar a informação para as pessoas, o trabalho a conscientização da prevenção. Principalmente nas orientações de diagnóstico do câncer de mama, que a gente sabe que cada vez está vindo mais precoce. E também lembrar do Novembro Azul, que inicia no próximo final de semana, que se dedica o mês todo a esclarecer dúvidas e a orientar sobre os cuidados de prevenção da saúde do homem, que nós sabemos que sempre é mais difícil tomar iniciativa.
Então, que fique aqui a mensagem para que todos cuidem da sua saúde. Por hoje, seria isso, meu muito obrigado.