Poder Executivo encaminhou para apreciação do legislativo municipal , na última terça – feira , dia 27, de setembro o projeto de nº 098, o projeto que foi aprovado pelos vereadores tem o objetivo de autorizar por parte do executivo municipal o mutirão e o pagamento dos exames de mamografias não abrangidos ou cobertos por cota do Sistema Único de Saúde.
A Secretaria Municipal da Saúde encaminha regularmente pacientes para a realização de mamografias, sendo que atualmente há uma demanda de 88 pacientes dentro da faixa etária atendida pelo SUS (de 50 a 69 anos) e ainda 136 até 49 anos e acima de 70 anos, totalizando neste momento 224 pessoas na fila de espera.
Em casos de urgência, a Prefeitura tem contratado imediatamente exames através do Cisvale.
Durante a discussão do projeto o vereador do PSDB Emerson Kirch colocou que é favorável pelo projeto , pois assim quem está na fila de espera não vai ficar desassistida e a administração municipal faz bem em se preocupar com a saúde da mulher e dar uma solução para quem está na fila de espera. Na ocasião a vereadora Clair Bernardete Sell Konrad – PP, também colocou seu ponto de vista favorável , e pediu também mutirão em outras áreas da saúde para zerar a fila de espera.
Fechando o espaço da discussão o vereador Roni Stöhr parabenizou a administração municipal pela iniciativa, ação tomada , encaminhando assim a solução para as pessoas que estão desassistidas e não estão sendo atendidas pelo SUS, assim a municipalidade deu solução e assistência a estes munícipes.
O mutirão, é uma das ações que serão desenvolvidas pela Secretaria da Saúde durante o ‘Outubro Rosa’, campanha anual com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.