Na data do dia 2 de setembro, o Legislativo de Mato Leitão viveu seu momento cívico, recebemos a centelha da Pátria, o Fogo Simbólico de alunos das três turmas do noturno 1°, 2° e 3° anos do Colégio Estadual Poncho Verde, acompanhados do diretor da escola Paulo Heinen.
Na noite, a aluna Bruna Pereira Da Rosa passou a centelha do fogo simbólico ao presidente do legislativo Emerson Kirch.
O momento referente ao calendário de eventos de Mato Leitão, organizado pela Secretaria Municipal de Educação, antecedeu a sessão ordinária do legislativo. O presidente do legislativo, Emerson Kirch, convidou a todos os presentes para participar do momento cívico, a execução do hino nacional brasileiro.
Com breve relato, o presidente do poder legislativo colocou: No dia 7 de setembro de 1822, Dom Pedro I declarava a Independência do Brasil às margens do Rio Ipiranga.
A partir de então, a data passou a ser comemorada com ênfase em toda sua importância histórica.
O principal objetivo é despertar os sentimentos de amor e civismo, e também lembrar aqueles que foram importantes no processo de independência do Brasil.
Exercendo a cidadania, fizemos uma reflexão das nossas ações e uma emocionante demonstração de amor à Pátria.
“A semana da Pátria é o momento de demonstrar o amor pelo nosso Município, Estado e País.”
Como município, somos qualificados como o “primeiro degrau de uma nação”, não importando o tamanho e sim, o que importa é aquilo que o Município quer construir e fazer com que sua nação seja cada vez melhor; “temos que deixar para a nossa comunidade a coragem de ter um Município melhor para que, se o Estado puder ser construído melhor, o Brasil, com certeza, pode ser melhor” e se ter orgulho de, num sete de setembro, dizer: “eu moro num Município que é bom, num Estado que está em crescimento e num País que é reconhecido como o que tem boas causas sociais, um poder econômico para o desenvolvimento e uma política de se acreditar. Começa por nós.”
Obrigado a todos, principalmente a esse grupo de alunos do Colégio Poncho Verde, que, cumprindo seu dever de estudante, se fizeram presentes neste ato.
Que a ordem e o progresso estejam sempre presentes nas consciências de todos os brasileiros, principalmente daqueles que legislam, julgam e executam as leis.
Na manhã do dia 3 de setembro, alunos da oficina de atletismo da Escola Ireno Bohn, acompanhados pelo professor Mateus Cassariego, foram ao prédio do Legislativo Municipal para buscar a centelha do Fogo Simbólico, onde a chama seguiu para as escolas municipais, Escola Municipal EMEF Ireno Bohn e para Educação Infantil Vó Olga, para o momento cívico nas escolas.

