Acessibilidade:

HORAS MÁQUINA / SERVIDOR PÚBLICO

O vereador Emerson Kirch – PSDB, no uso do espaço das comunicações (tribuna livre), inicialmente, após as saudações, de forma especial saudar o vice-presidente Elton, demais representantes da mesa diretora, vereadores, vereadora, assessores, a Carmen, a Lize e Jaie, ao Ederson, o assessor da deputada Nadine, que a Vivi comentou, está trazendo uma verba para Mato Leitão, sempre muito importante o dinheiro que vem a fundo perdido, de a gente não precisar usar os recursos do município. Parabéns à deputada.
Tem uma boa relação com o nosso município também.
Também, na semana passada, acabei me passando, por causa do que aconteceu na última sessão, de parabenizar o servidor público. Eu, como também sou servidor público, concursado do município, e temos os contratos, a gente sabe que o servidor público é um patrimônio que o município tem, de bom atendimento, de prestação de serviços. Então, fica meu respeito, minha gratidão a todo o servidor público, que o dia 28, de ontem, foi seu dia.
Parabéns pelo Dia do Servidor Público.
Um pouquinho do projeto 108, em que estão vindo para o município 757 horas-máquina e 457 horas de caminhão. São 1.214 horas.
Então, isso demonstra quantas pessoas gabaritadas, pessoas com influência administração municipal tem em sua equipe.
O prefeito Arly Stöhr, junto com o gestor de governança, Carlos, que tem uma ótima relação com o Governo do Estado, conseguiram mais essa obra. A gente sabe dos pavimentos que já vieram, de outras obras do Governo do Estado, e o que chegava para o município anos atrás, o que vinha do Governo do Estado eram obras que o contribuinte, tanto como a administração municipal, tinha que pagar para ter algum benefício.
Não esperava uma verba a mais do governo do estado.
Nos últimos anos está acontecendo isso aí.
As pessoas não notam isso, mas, se a gente olhar, recebemos muitas obras nos últimos 9 anos, máquinas. Esses dias, o secretário da Agricultura conseguiu uma máquina e horas de serviços. Parabéns a ele também, que faz parte do governo, mandou uma máquina para nós.
Então, é muito gratificante ver esses recursos no município.
Então, na noite de hoje, o projeto que está entrando para contratar um servidor acabou saindo mais um servidor contratado para operador. Então, nesta noite, este projeto busca a contratação de um novo operador, porque a gente tem bastante maquinário, bastante serviços, as pessoas requisitam bastante a Secretaria de Obras, Agricultura. Como não tem máquinas particulares, muitos serviços acabam ficando por parte das secretarias do município.
Também quero dar minha opinião sobre a questão da semana passada; quero colocar os méritos da vereadora Lora.
É uma vereadora que trabalhou bastante no município, que nem o vereador Celso nos falou, e várias vezes já passaram pela casa projetos que denominavam o nome da vereadora Lora. Foi feita uma indicação de nome de rua, o estudo feito das ruas foi pouco equivocado, pois as ruas que eles escolheram, o pessoal viu que não ia ter o apoio que buscavam e acabaram retirando o projeto em duas oportunidades. Até uma vez a Clair disse que lá ela não concordava, porque era na Linha Puhl.
Mas, enfim, o Luciano retirou os projetos e, esse ano, quando me elegi presidente dessa casa, para evitar constrangimentos, o que eu fiz esse ano? Chamei os vereadores. Olha, quando tiver uma indicação para fazer o nome de rua, colocar o nome de uma pessoa, vamos fazer uma reunião com os vereadores.
É um acordo formal, um acordo de cavalheiros. Está no regimento, qualquer um pode colocar? Pode. Mas, para evitar o constrangimento que aconteceu, eu pedi.
A vereadora Clair estava junto quando eu fiz o pedido. Ela comentou na reunião, no dia em que a gente estava em uma festividade, em um aniversário, ela levantou o assunto, o vereador Selson Kirch logo se mostrou contrário e a gente ficou de levantar o assunto de novo.
Para a minha surpresa, na semana seguinte o projeto estava para entrar.
Eu vim antes para a Câmara, falei com a vereadora Clair, a vereadora não foi simpática comigo, eu disse: “Clair, o pessoal não vê o projeto com bons olhos, não querem dar nome ao plenário neste momento, nome de pessoa na Câmara de Vereadores.”
Por quê? Porque nós já temos vários vereadores falecidos e nenhum foi usado. Nós temos aí um vereador que foi presidente da Câmara, que foi prefeito, João Aurélio, entre outros.
Uma vez, quando o Bitsch colocou, entraram com a indicação, o Bitsch, de Edmundo Konzen, que não é político, mas queria botar o nome, acabou retirando o projeto, que não era um nome popular para uma Câmara de Vereadores.
Eu acho que seria injusto colocar o nome de uma pessoa, tendo vários outros, como muitos ainda vão passar nessa Câmara. Então, eu proponho que, se for colocar um nome, que fosse um nome bem popular que representasse o município de Mato Leitão.
Então, assim, nada contra a Lora, foi uma ótima pessoa. A filha entrou em contato comigo, eu pedi para ela e falei que vai ser rejeitado o projeto. Eles não querem colocar nome de pessoa no plenário neste momento.
Foi colocado para ela, eu tenho a gravação aqui, eu mandei o áudio para ela, eu disse: vai ser rejeitado o projeto. Infelizmente, falei com a vereadora, falei com a filha, vamos colocar o nome de rua. Tem várias ruas importantes no nosso município que não tem nome ainda, vamos colocar o nome da Lora numa rua que eu tenho certeza que as pessoas vão gostar de ter o nome dela na rua.
O constrangimento foi grande por parte dos vereadores, da vereadora, da família, da comunidade. É algo que não precisa acontecer. Esse acordo de cavaleiros, acho que é muito importante.
Eu também estou preparando uma indicação de nome de rua, vou pedir a opinião de todos. Se alguém tiver alguma coisa contrária, a gente vai conversar, vai tentar se ajeitar para não acontecer nunca mais o que aconteceu na semana passada e passar por este constrangimento. Eu me refiro, assim, quando você tem uma criança e você vai registrá-la, você chega no cartório, eles vão perguntar se os pais estão de acordo com o nome. Não pode só um indicar o nome.
Aqui nós somos nove vereadores.
Então, para dar o nome dessa entidade, a gente tem que ter unanimidade para colocar o nome do nosso plenário.
Essa é minha posição, o meu respeito à Lora e me sinto muito constrangido com a situação que passamos nesta casa na semana passada, como os demais colegas vereadores também, por acontecer isso aí.
Por hoje seria isso, muito obrigado. Boa noite.
Pular para o conteúdo