A vereadora Clair Bernardete Sell Konrad, vereadora da bancada do Partido Progressista – PP, iniciou sua fala com saudação ao presidente da mesa, demais colegas vereadores, na assistência a Carmen, a Lize, à imprensa, a todos que nos assistem aqui na plateia, familiares da Loraci, os integrantes da empresa PSG, também os internautas que nos assistem de casa, é bom conhecer o histórico da empresa PSG.
Esse espaço deve ser usado para divulgar as empresas do nosso município, que contribuem muito com o crescimento e oferecem emprego no município de Mato Leitão.
Eu queria ler a justificativa do projeto que hoje vem para votação que denomina o nome do plenário de Loraci Teresinha Hinterholz Schwengber.
A Loraci Hinterholz Schwengber nasceu no dia 23 de novembro de 1946, filha caçula de Leopoldo Alvísio Hinterolz e Natália Hinterholz.
Na juventude, auxiliou seus pais na empresa da família denominada Ferragens e Cereais Boavista Limitada e, posteriormente, atuou como autônoma, vendendo seguros, consórcios, entre outras atividades comerciais.
Foi a primeira mulher no quarto distrito de Venâncio Aires a conquistar a carteira nacional de habilitação.
Dessa forma, contribuiu muito com famílias na comunidade.
Fazendo transporte de pessoas, principalmente em casos de doenças, ou, uma vez ou outra, fazia corridas para quem não possuía veículo, um diferencial no auxílio da comunidade.
Com a morte precoce do pai, cuidou da mãe até a sua morte, sempre envolvida nas atividades da comunidade, orientando as pessoas de maneira gratuita quanto às questões legais junto ao INSS em questões envolvendo o encaminhamento das aposentadorias.
Quando necessário, Loraci fazia a ponte com os hospitais de Porto Alegre, onde sua irmã Silvia trabalhava, encaminhando pacientes que não conseguiam atendimento em nossa região.
O gosto da política herdou do pai, que foi vereador do município de Venâncio Aires.
Ela entrou na política, elegendo-se vereadora em 1992 em Mato Leitão, conquistando cinco mandatos consecutivos, sempre com expressiva votação pelo Partido Progressistas.
No período, de 1992 a 2012, foi a única mulher no legislativo da cidade das orquídeas, recebendo diversas homenagens e reconhecimento, sendo inspiração e modelo para outras mulheres. Sem dar discursos e nem usar o microfone na tribuna, ela sempre fez expressiva votação, conquistando, no pleito de eleições municipais de 2000, o título de vereadora melhor votada no Brasil, com 9,1% dos votos apurados.
Vale frisar ainda que teve uma trajetória de destaque no município em que vivia, especialmente na política, em que, em 1992, elegeu-se vereadora de Mato Leitão, conseguindo cinco mandatos consecutivos, sempre pelo mesmo partido progressista.
Na ocasião, a única mulher no legislativo.
Ainda em 1992, nas eleições de Mato Leitão, chegou à vereança pelo Partido Social, que posteriormente trocou sua sigla para Partido Progressista – PP. Foi mudando várias vezes de siglas, mas sempre se manteve firme e convicta com seus ideais, representando o mesmo partido. Ela foi referência de mulher pública à frente do seu tempo e inspirou muitas mulheres a seguir também nessa jornada.
Esteve à frente de muitos projetos na Câmara, dando nomes de ruas.
Durante esses 20 anos, Loraci representou a mulher no legislativo da cidade das Orquídeas. Sua trajetória pública encaminhou vários projetos que eu citei, e é um orgulho para nós, mulheres da política, tudo que já conquistamos ao longo dos anos. Por isso venho pedir votação favorável ao projeto, pelos colegas vereadores, para que possamos homenagear essa mulher pública, que fez muito pelos nossos munícipes, contribuindo significativamente nas áreas envolvendo a saúde e assistência social.
Numa época em que nossa assistência social e a saúde ainda não eram tão bem aparelhadas, acredito que ela inspirou muitas mulheres a trabalhar e batalhar na causa política, por isso que hoje eu venho pedir para os meus colegas: pensem com carinho, vamos prestar essa justa homenagem, muito obrigada.

Acompanhe a fala da vereadora: