Na noite de 1 de julho, uma situação pouco comum aconteceu durante a sessão ordinária da semana. O centro de Mato Leitão, por volta das 18 h, teve um pico de energia. Regiões próximas ao centro tiveram restabelecido o fornecimento da energia elétrica sem precisar de manutenção, mas a região onde está localizada a câmara de vereadores e demais quadras próximas ao cruzamento das ruas Conego Pedro Henrique Vier com Leopoldo Aloisio Hinterholz permaneceram sem fornecimento de energia elétrica, precisando de reparos.
Na ocasião, a assessoria de imprensa do legislativo usou a página do Facebook para informar aos munícipes que acompanham as transmissões que não teríamos como disponibilizar a transmissão da Sessão Ordinária ao vivo devido ao problema no fornecimento de energia elétrica.
Os vereadores das bancadas, em comum acordo, resolveram manter a sessão. A sessão aconteceu utilizando recursos de luz de emergência, lanterna de celulares e a luz de velas.
Na pauta dos trabalhos, os vereadores analisaram dois projetos de lei, sendo o projeto de lei n° 065. O projeto solicita autorização do legislativo municipal para a contratação emergencial de 01 (um) Assistente Social, para exercer as funções do cargo público, em caráter emergencial, visando atender à necessidade temporária de excepcional interesse público junto à Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Cidadania.
A contratação prevista, com jornada semanal de até 20 horas, objetiva suprir falta de servidor efetivo, mantendo assim a qualidade dos serviços. Ao servidor contratado serão garantidos os direitos definidos por lei, assegurando as vantagens estabelecidas no regime Jurídico Único do Município.
Projeto de lei n°067, pelo presente projeto o executivo municipal solicita autorização para contratação emergencial de 01 (um) profissional para o cargo de farmacêutico, até 30 (trinta) horas semanais, em caráter emergencial, para atender à necessidade temporária de interesse público, junto à Farmácia da Unidade Básica de Saúde Central.
Na noite, os vereadores ainda aprovaram a cedência da casa legislativa para a realização de uma Audiência Pública (Debate Público) a se realizar na quinta-feira, 10 de julho, com início às 19 h, no plenário da Câmara de Vereadores de Mato Leitão.
O debate público vai tratar dos seguintes temas: concessão de pedágios do bloco 2 que abrange as rodovias do Vale do Taquari, Norte e Serra do Rio Grande do Sul, ERS – 128, ERS – 129, ERS – 130, ERS – 135, ERS- 324, RSC 453 e BR – 470.
A audiência pública é aberta à participação da população de Mato Leitão e Região, assim como de Vereadores, Prefeitos, Deputados Estaduais, Deputados Federais e Senadores do Estado do Rio Grande do Sul.
Acompanhe a transmissão da Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Mato Leitão, que acontece às terças-feiras, com início às 19 h, pela página do Facebook Legislativo Mato Leitão. A próxima sessão ordinária ficou marcada para a data do dia 8 de julho.

