No final da tarde desta terça-feira (28) em audiência pública na Câmara de Vereadores os trabalhos seguiram com a apresentação de relatórios de Monitoramento e Gestão em Saúde, referentes aos primeiros meses deste ano e após o primeiro horário ainda foram divulgados as metas fiscais dos primeiros quatro meses no município.
As audiências públicas, coordenada pelo presidente do Legislativo Rony Stöhr (PSDB), detalharam a movimentação financeira e serviços na Secretaria da Saúde, UBS Central e UBS Santo Antônio, após este primeiro horário, da primeira audiência pública, aconteceu ainda na sede do legislativo a audiência pública que tratou das metas fiscais levou a conhecimento do público presente os primeiros meses do ano de 2024, divulgando as contas públicas do Município de Mato Leitão.
Na noite dando continuidade aos trabalhos os parlamentares tiveram a Sessão Ordinária da semana, na ocasião atendendo a solicitação do senhor Presidente, o Vereador Gustavo Kist Maldaner, 2.° Secretário da Mesa, prosseguiu com a leitura da Ata n.º 14/2024, da Sessão Ordinária realizada no dia 21 de maio de 2024. A seguir, adentrou-se no espaço do expediente. Neste espaço regimental, o presidente Rony (PSDB), comunicou que não há matéria a ser apresentada, na presente sessão, nem de parte do Poder Executivo Municipal e do Poder Legislativo.
Dando continuidade, adentrou-se no espaço destinado ao período das comunicações. Neste espaço regimental, o senhor Presidente concedeu o uso da palavra ao suplente de vereador Júlio Heinen – PDT, após as saudações, agradeceu a vereadora titular Marcela M. Eggers pela oportunidade.
Em outras legislaturas tive outras participações como suplente, após muito tempo, hoje estamos assumindo novamente esse espaço.
Não posso deixar de falar sobre o principal assunto que se comenta hoje em dia, que é das enchentes; essa catástrofe que aconteceu no Estado e a gente quer primeiramente agradecer a nossa população que compreende as dificuldades que o Município tem em oferecer um serviço de qualidade. A gente trabalha em dias molhados; os “borrachudos” tem aparecido nas estradas. Lógico, a gente entende que a qualidade do serviço não tem como ser boa porque muitas vezes a gente trabalhava em dias de chuva. Isso quer dizer que se gastava mais material; as condições do solo não oferecem, não oportunizam um bom serviço; solos encharcados, e a população tem entendido isso e a gente tem ouvido muita pouca reclamação tendo em vista do jeito que as coisas estão ficando, mas mesmo assim eu queria aproveitar essa oportunidade aqui para dizer que o momento não é oportuno para fazer críticas para nenhum Governo; seja o Governo Municipal; seja Governo Estadual, ou seja Governo Federal porque um acontecimento que nem esse nunca aconteceu.
Comentou ainda que em muitos lugares onde os funcionários das obras chegam as pessoas comentam: vocês devem estar cheios de serviço; não sabem nem por onde começar! mas estão aqui; estão fechando nosso silo; estão enterrando nossos animais; estão providenciando material onde faltava; as pessoas veem isso como positivo e parabenizam, esse é o reconhecimento e assim, quanto a ajuda de Governos nós temos que esperar para ver agora; a gente escuta muitas críticas de que o Governo está fazendo pouco, finalizou o suplente de vereador Júlio do PDT.


A Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores está marcada para hoje 4 de junho, com início às 19h.