Acessibilidade:

REVOLUÇÃO FARROUPILHA

Ao usar o espaço da Tribuna o Vereador Emerson Kirch do Partido da Social Democracia Brasileira — PSDB, abordou o tema Da Revolução Farroupilha.

O vereador Emerson — PSDB, no uso do espaço da tribuna passou um histórico da revolução, o porquê de ser chamado Guerra dos Farrapos e finalizou falando sobre o Legado que a Revolução deixou para os gaúchos.

A Revolução Farroupilha aconteceu entre 1835 e 1845 no Rio Grande do Sul com a intenção de separar a região do restante do país, formando a República Rio-Grandense.

É reconhecida como a guerra civil de maior duração no Brasil.

Essa foi uma das revoltas mais importantes vividas no país durante o Período Regencial.

Estendeu-se de 20 de setembro de 1835 a 1 de março de 1845.

O Grande legado que ficou, da data de 1° de março de 1845 praticamente, após dez anos depois, do início da revolução foi assinado o tratado de Poncho Verde onde na ocasião os gaúchos tiveram várias conquistas, terminando assim a revolução e assinaram o tratado de paz, tratado de paz que trouxe várias conquistas para o Rio Grande do Sul, fica guardado na memória e na história até hoje o legado desta revolução, e uma das grandes diferenças é o Hino Riograndense cantado até hoje em momentos de superação onde o povo gaúcho vive este espirito de luta e superação na busca por sua liberdade, não se vê em outro estado brasileiro quem canta em muitos momentos de superação o hino como no estado do Rio Grande do Sul.

O Tratado de Poncho Verde, Convenção de Poncho Verde ou Paz de Poncho Verde é o nome dado a um acordo que pôs fim à Revolução Farroupilha e à República Rio-Grandense, voltando o território litigante a fazer parte do Império do Brasil, de D. Pedro II. É aceita como data de sua assinatura o 1° de março de 1845, quando foi anunciada a paz.

Acompanhe o momento da fala do vereador Emerson Kirch – PSDB :

https://www.facebook.com/100014777053742/videos/846807913434519/

Pular para o conteúdo